Portal de Notícias

CAPEX e OPEX (despesas de capital & operacionais)

CAPEX e OPEX são termos usados ​​para descrever dois tipos diferentes de despesas comerciais: despesas de capital (CAPEX) e despesas operacionais (OPEX).

As despesas de capital referem-se aos fundos utilizados por uma empresa para adquirir, manter ou melhorar ativos fixos, como edifícios, equipamentos ou máquinas. Essas despesas são geralmente grandes e espera-se que forneçam benefícios de longo prazo para a empresa. Exemplos de CAPEX incluem a construção de uma nova fábrica, a compra de uma frota de caminhões de entrega ou a instalação de um novo sistema de computador.

As despesas operacionais, por outro lado, são as despesas diárias incorridas por uma empresa para administrar seus negócios. Essas despesas geralmente são menores e estão relacionadas à operação contínua do negócio. Exemplos de OPEX incluem serviços públicos, aluguel, salários e suprimentos.

É importante observar que CAPEX e OPEX não são mutuamente exclusivos. Uma empresa pode ter despesas de capital e despesas operacionais ao mesmo tempo. Por exemplo, uma empresa pode ter um orçamento de CAPEX para a construção de uma nova fábrica e um orçamento de OPEX para os salários dos trabalhadores que operarão a fábrica depois de construída.

Em geral, o CAPEX é considerado um investimento de longo prazo, enquanto o OPEX é considerado uma despesa de curto prazo. As empresas podem optar por financiar seu CAPEX por meio de empréstimos ou usando seus próprios fundos, enquanto podem optar por pagar seu OPEX com suas receitas correntes.

Compreender a diferença entre CAPEX e OPEX pode ajudar uma empresa a gerenciar melhor suas finanças e alocar seus recursos de forma a maximizar o crescimento e a lucratividade de longo prazo. Também pode ajudar investidores e analistas a avaliar a saúde financeira e o desempenho de uma empresa.

Acesse : www.solucaoinvest.com

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!